A partir de uma vitrine, o lojista exibe qual é o perfil da sua loja, quais são suas ofertas, lançamentos e seus diferenciais. Mas a forma com que estas informações são expostas pode direcionar o consumidor e chamar sua atenção a ponto de influenciar uma compra.
Tendo clareza a respeito dos seus objetivos, você precisa primeiramente definir um calendário com as datas que pretende trabalhar para montar uma vitrine eficaz.
Comece com uma história baseada em um tema e em seguida use sua criatividade para contar esta história, transformando em algo mais sofisticado com os produtos e adereços que decidir usar. Você não precisa de um grande investimento, mas precisa desenvolver sua capacidade de criar.
Aposte em um ponto focal, ou seja, determine o que despertará a atenção do consumidor e o que o atrairá inicialmente, bem como o trajeto que os seus olhos percorrerá. Você precisa despertar interesse em poucos segundos.
Seja ousado em cores, materiais e formas, mas fique atento para não sobrecarregar o espaço com produtos ou com decoração, gerando uma grande confusão na exposição da sua vitrine. Tenha em mente o princípio MIS (mantenha isso simples), e ajude seus clientes a perceberem rapidamente a lógica de seleção e agrupamento de produtos.
Preste a atenção na iluminação. Talvez este seja um item que requeira algum investimento, mas é muito importante para destacar os produtos. Por isso, vou dedicar um artigo exclusivo sobre este assunto mais adiante. Neste caso, vale a pena conversar com um profissional da sua região, que possa verificar in loco qual a sua necessidade.
Mostre ao invés de falar. Crie um ambiente que permita que as pessoas se identifiquem com o produto, isso ajudará a concretizar a compra mais facilmente.
Busque criar uma linha de exposição que facilite ao cliente a identificação do produto ou mesmo como combiná-lo com outro. Poupe tempo e otimize a venda.
Espero que com estas dicas seja possível compreender a importância de uma vitrine e que tenham surgido ideias para aplicar o que você já aprendeu. Lembre-se que faz parte do processo de aprendizado experimentar e confiar na sua intuição para melhor aplicar algo, só assim você conseguirá testar, medindo o feedback e ajustar, conforme for necessário.
Gabriela Begnini Delazeri
Especialista em Marketing e Vitrinista de Joias